quinta-feira, 26 de julho de 2012

Múmia de 500 anos tinha infecção no pulmão quando foi morta, diz estudo

Corpo de menina de 15 anos foi encontrado em 1999, na Argentina.
Cientistas examinaram múmia e constataram presença de bactérias.

Uma múmia inca de 500 anos de idade encontrada congelada na beira de um vulcão na Argentina estava com infecção no pulmão quando foi sacrificada, afirmaram cientistas em um estudo publicado nesta semana pela revista “PLoS ONE”.
O corpo é de uma menina de 15 anos e estava em 1999, na região do vulcão Llullaillaco, na Argentina. Ele foi descoberto com outra múmia, que não apresentou indícios de doenças.
A múmia ficou conhecida como “A Donzela” e a análise só foi possível devido ao bom estado de conservação do corpo, que estava tão bem preservado que arqueólogos conseguiram encontrar até piolhos nos cabelos.
 

Múmia conhecida como 'A Donzela" foi examinada por cientistas americanos (Foto: Divulgação)
Múmia passou por 'bateria de exames'
De acordo com os pesquisadores, o perfil proteico da múmia era semelhante ao de pacientes com infecção respiratória crônica e a análise do DNA apresentou bactérias do gêneroMycobacterium, responsável por causar a tuberculose, por exemplo.
Além disso, exames de raio-X feitos no corpo da menina inca mostraram sinais de infecção pulmonar no momento da morte. A descoberta, feita com uma nova técnica de esfregar cotonetes nos lábios da múmia e comparando-os com amostras de pacientes atuais e do genoma humano, vai ajudar no estudo sobre defesa contra novas doenças.
De acordo com Angelique Corthals, da Universidade da Cidade de Nova York, que é uma das autoras do estudo, a técnica pode auxiliar a descobrir informações sobre como a gripe de 1918 foi tão devastadora no mundo ou ainda melhorar a compreensão sobre possíveis ameaças à saúde da população no futuro, como o surgimento de agentes infecciosos ou doenças que reaparecerem (chamadas de re-emergentes).
Fonte: http://g1.globo.com

terça-feira, 24 de julho de 2012

Governo cede e aumenta pacote de reajuste para professores federais

Técnicos dos ministérios da Educação e do Planejamento apresentam logo mais um novo orçamento para reajuste salarial e plano de carreira reformulado 
 
A presidenta Dilma Rousseff quer partir nesta terça-feira (24) para Londres, onde participa da abertura dos Jogos Olímpicos na sexta-feira, com a greve de professores universitários e institutos tecnológicos federais encerrada. O Palácio do Planalto autorizou, assim, aos ministérios da Educação e do Planejamento a cederem em dois pontos para pôr fim à paralisação que já dura 69 dias.
Segundo fontes ligadas aos ministérios ouvidas pelo iG, técnicos reunidos na Educação acabam de reformular em dois pontos a proposta feita na semana passada. A decisão foi tomada após impasse em reunião realizada ontem no Planejamento.
O que o governo decidiu é abrir os cofres e ampliar o pacote de reajuste orçado em R$ 3,9 bilhões para o intervalo 2012-2015. O montante havia sido apresentado na semana passada para encerrar a greve que atinge 57 das 59 universidades e 33 dos 38 institutos tecnológicos federais do País. A proposta, contudo, foi rechaçada pelos professores. O governo decidiu então que irá elevar o total inicialmente previsto no orçamento, aumentando assim o ganho para até mais de 45% como sugerido anteriormente.
Outro ponto no qual os professores bateram pé e o governo irá flexibilizar diz respeito à construção de um plano de carreira que atenda aos docentes. O Planalto entende que esta é reivindicação central e logo mais irá formalizar a criação de um grupo de trabalho interministerial para redesenhar o modelo.
As mudanças foram o motivo da transferência da reunião agendada inicialmente para as 14h de hoje, remarcada para as 17h. O governo entendeu que ceder em alguns pontos é a única forma de debelar a greve antes do fim das férias dos alunos, na próxima semana.
O secretário de relações do trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, liderou as negociações de ontem e disse ao iG no final da reunião que “gostaria” de encerrar a greve até o final desta semana.
As poucas palavras de Mendonça mostraram o quadro de desconforto do governo com a continuação da greve. “Hoje [ontem] não avançamos nada”, afirmou.
Após a reunião, Mendonça se reuniu com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) para apresentar o quadro de impasse. A ordem da ministra foi para tentar um acordo flexibilizando a postura na mesa de negociações.
A própria presidenta Dilma autorizou que era hora de finalizar a greve para evitar arranhões na imagem de seu governo, ameaçado por uma série de manifestações grevistas por servidores públicos.
Com isso, a presidenta muda o discurso de que o governo jogaria duro com grevista, argumentando que a crise internacional não permite aumento de gastos. A postura pode abrir o flanco para outras categorias exigirem tratamento semelhante ao recebido pelos professores federais.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Warner doará parte do lucro de novo 'Batman' às vítimas de tiroteio, diz site

Homem matou 12 pessoas em estreia do longa na sexta (20) passada.
Feridos e familiares dos mortos receberão ajuda através de fundo.
A Warner Bros., estúdio responsável por "Batman - O cavaleiro das trevas ressurge", doará parte do lucro do filme para um fundo que ajudará os feridos e as famílias dos mortos do tiroteio que aconteceu em sua estreia na sexta (20) passada nos Estados Unidos. As informações são do site Hollywood Reporter.
 

Cartazes do filme 'Batman - O cavaleiro das trevas ressurge' (Foto: Reprodução)
Na ocasião, um homem chamado James Holmes entrou em um cinema de Aurora, no Colorado, e abriu fogo contra os presentes, matando 12 pessoas e ferindo outras 58. De acordo com o site, a Warner procurou o gabinete do governador do Estado para fazer uma doação "significativa" para um fundo que está arrecando dinheiro para as vítimas e seus familiares.

Na sexta-feira, a Warner Bros retirou das sessões nos Estados Unidos os trailers de "Caça aos gângsters", que incluiam uma cena na qual homens abrem fogo com metralhadoras contra uma plateia em um cinema. Além disso, o estúdio também suspendeu a pré-estreia de "Batman" em Paris e cancelou as aparições do elenco no México e no Japão.
Fonte: http://g1.globo.com

Russo costura os lábios em apoio a autoras de 'oração punk'

Integrantes da banda Pussy Riot ficarão detidas até janeiro de 2013.
Tribunal negou pedido de chamar Putin e líder da Igreja Ortodoxa para depor.
O artista russo Pyotr Pavlensky costurou os próprios lábios em apoio às integrantes da banda Pussy Riot nesta segunda-feira (23).
Ele fez o protesto em frente à Catedral Kazan em São Petersburgo no mesmo dia em que o tribunal rejeitou pedido de chamar o presidente Vladimir Putin e o líder da Igreja Russa Ortodoxa para depor no caso.
Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samutsevich, de 29, e Maria Alejina, de 24, são processadas por terem improvisado no dia 21 de fevereiro na catedral de Cristo Salvador de Moscou uma "oração punk" intitulada "Maria mãe de Deus, tire Putin". Elas ficarão detidas até janeiro de 2013 e podem ser condenadas a até sete anos de prisão.
 
Russo costurou os lábios em apoio às integrantes da banda Pussy Riot. Ele protestou na Catedral Kazan em São Petersburgo nesta segunda (23), dia em que o tribunal rejeitou pedido de chamar o presidente Vladimir Putin e o líder da Igreja Russa Ortodoxa para depor (Foto: Reuters) 
Fonte: http://g1.globo.com

Claudia Jimenez já respira sem a ajuda de aparelhos: 'Corada, lúcida'

Stella Torreão, amiga da atriz, publicou a mensagem em uma rede social.  Após passar por uma cirurgia no coração de sete horas, Claudia Jimenez já está respirando sem ajuda dos aparelhos na CTI do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro. A amiga da atriz, Stella Torreão comemorou o primeiro passo de recuperação após o procedimento.
"Familia Espaço, Claudia acaba de ser extubada(retirada tubo da traqueia), corada, lúcida e lutando muito!! Vamos com a Claudia, obrigada!!!!! Stella", escreveu ela.
Claudia foi operada nesta segunda-feira, 23, no hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, para a substituição da válvula aórtica, debilitada por uma quimioterapia feita há 25 anos.
O primeiro boletim oficial do hospital diz que a cirurgia saiu como o planejado. "A Cirurgia conduzida pelo Dr. Edson Nunes e equipe, ocorreu dentro do planejado. A paciente se encontra clinicamente estável em recuperação no CTI Pós-Operatório".
Em entrevista, o médico da atriz, Dr. Edson Nunes, contou que a cirurgia era arriscada para ela.
Fonte: http://ego.globo.com

Amélia Earhart, pioneira da aviação, é homenageada pelo Google em doodle

Amélia Earhart, a primeira mulher a pilotar um avião sozinha, que completaria 115 anos se ainda estivesse viva nesta terça-feira (24), foi homenageada por doodle do Google. A imagem da página principal do site de buscas traz o nome da empresa nas asas de uma aeronave com Amélia posando do lado de fora.
 
Doodle desta terça traz homenagem à aviadora americana (Foto: Reprodução) A primeira pilota de avião
Amélia fez história na aviação e se tornou pioneira por ser a primeira mulher que voou solo sobre o Oceano Atlântico. Grande defensora dos direitos do sexo feminino, escritora e vista como um ícone do seu tempo, ela nasceu em Kansas no dia 24 de julho de 1897. Foi apenas em 1920 que ela teve sua primeira experiência de voo, como passageira, mas a partir daquele momento, percebeu que faria daquela a sua profissão.

 
Amélia Earhart (Foto: Reprodução)
Seu grande feito aconteceu 12 anos depois. Aos 34 anos, na manhã de 20 de maio de 1932, Earhart partiu de Harbour Grace, Terra Nova. Após um voo de 14 horas e 56 minutos, no qual ela enfrentou fortes ventos do norte, gelo e problemas mecânicos, Amélia pousou em um pasto em Culmore, norte de Derry, Irlanda do Norte. Depois de fazer uma viagem transatlântica em 1923, apenas como auxiliar, ela se tornara a primeira mulher a efetuar um voo solo sem escalas através do Atlântico.
O feito lhe rendeu a “Distinguished Flying Cross” do Congresso dos Estados Unidos, a “Cruz de Cavaleiro” da Legião de Honra do governo francês e a “Medalha de Ouro” da National Geographic Society das mãos do presidente Herbert Hoover. Vieram também fama, sucesso e muito reconhecimento.
Apaixonada pela aviação, foi também pilotando que ela faleceu. Amélia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howlandm enquanto tentava realizar um voo ao redor do mundo em 1937. Seu corpo nunca foi encontrado e a pioneira da aviação norte-americana acabou sendo declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939.
Fonte: http://www.techtudo.com.br

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Curiosidades do meio literário.


Wolfgang Von Goethe - escritor
O escritor Wolfgang Von Goethe escrevia em pé. Ele mantinha em sua casa uma escrivaninha alta.
O escritor Pedro Nava parafusava os móveis de sua casa a fim que ninguém os tirasse do lugar.

Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas.

Euclides da Cunha, Superintendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo (SP). A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

Machado de Assis, nosso grande escritor, ultrapassou tanto as barreiras sociais bem como físicas. Machado teve uma infância sofrida pela pobreza e ainda era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Petrópolis. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina.

Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimônia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos: casou logo no religioso.

Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.

José Lins do Rego era fanático por futebol. Foi diretor do Flamengo, do Rio, e chegou a chefiar a delegação brasileira no Campeonato Sul-Americano, em 1953.

Aos dezessete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."



Cecília Meireles
Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.
Érico Veríssimo era quase tão taciturno quanto o filho Luís Fernando, também escritor. Numa viagem de trem a Cruz Alta, Érico fez uma pergunta que o filho respondeu quatro horas depois, quando chegavam à estação final.

Clarice Lispector era solitária e tinha crises de insônia. Ligava para os amigos e dizia coisas perturbadoras. Imprevisível, era comum ser convidada para jantar e ir embora antes de a comida ser servida.

Monteiro Lobato adorava café com farinha de milho, rapadura e içá torrado (a bolinha traseira da formiga tanajura), além de Biotônico Fontoura. "Para ele, era licor", diverte-se Joyce, a neta do escritor. Também tinha mania de consertar tudo. "Mas para arrumar uma coisa, sempre quebrava outra."

Manuel Bandeira sempre se gabou de um encontro com Machado de Assis, aos dez anos, numa viagem de trem. Puxou conversa: "O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou: era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos. Foi escoteiro dos nove aos treze anos. Nadador do Minas Tênis Clube, ganhou o título de campeão mineiro em 1939, no estilo costas.

Guimarães Rosa, médico recém-formado, trabalhou em lugarejos que não constavam no mapa. Cavalgava a noite inteira para atender a pacientes que viviam em longínquas fazendas. As consultas eram pagas com bolo, pudim, galinha e ovos. Sentia-se culpado quando os pacientes morriam. Acabou abandonando a profissão. "Não tinha vocação. Quase desmaiava ao ver sangue", conta Agnes, a filha mais nova.

Mário de Andrade provocava ciúmes no antropólogo Lévi-Strauss porque era muito amigo da mulher dele, Dina. Só depois da morte de Mário, o francês descobriu que se preocupava em vão. O escritor era homossexual.

Vinicius de Moraes, casado com Lila Bosco, no início dos anos 50, morava num minúsculo apartamento em Copacabana. Não tinha geladeira. Para aguentar o calor, chupava uma bala de hortelã e, em seguida, bebia um copo de água para ter sensação refrescante na boca.
José Lins do Rego foi o primeiro a quebrar as regras na ABL, em 1955. Em vez de elogiar o antecessor, como de costume, disse que Ataulfo de Paiva não poderia ter ocupado a cadeira por faltar-lhe vocação.

Jorge Amado para autorizar a adaptação de Gabriela para a tevê, impôs que o papel principal fosse dado a Sônia Braga. "Por quê?", perguntavam os jornalistas, Jorge respondeu: "O motivo é simples: nós somos amantes." Ficou todo mundo de boca aberta. O clima ficou mais pesado quando Sônia apareceu. Mas ele se levantou e, muito formal disse: "Muito prazer, encantado." Era piada. Os dois nem se conheciam até então.

O poeta Pablo Neruda colecionava de quase tudo: conchas, navios em miniatura, garrafas e bebidas, máscaras, cachimbos, insetos, quase tudo que lhe dava na cabeça.


Vladimir Maiakóvski
Vladimir Maiakóvski tinha o que atualmente chamamos de Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC). O poeta russo tinha mania de limpeza e costumava lavar as mãos diversas vezes ao dia, numa espécie de ritual repetitivo e obsessivo.
A preocupação excessiva com doenças fazia com que o escritor de origem tcheca Franz Kafka usasse roupas leves e só dormisse de janelas abertas – para que o ar circulasse -, mesmo no rigoroso inverno de Praga.

O escritor norte-americano Ernest Hemingway passou boa parte de sua vida tratando de problemas de depressão. Apesar da ajuda especializada, o escritor foi vencido pela tristeza e amargura crônicas. Hemingway deu fim à própria vida com um tiro na cabeça.

 

pelo colaborador Carlos Henriques

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Por que médico tem letra ruim?


Não dá para generalizar: na área médica, como em qualquer outra, há quem tenha garranchos e quem escreva bem. Ainda assim, há teorias sobre a origem do mito. Uma diz que, antigamente, quando não existiam laboratórios farmacêuticos, médicos faziam prescrições que só os boticários conseguiam decifrar. Assim, evitavam que o paciente se arriscasse fazendo o próprio remédio. Outra afirma que a pressa para anotar as aulas na faculdade causaria a letra ruim. Uma terceira é a de que, no passado, a maioria dos doutores eram homens – e eles normalmente teriam a letra pior do que a das mulheres. No Brasil, uma lei federal, uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Código de Ética Médica exigem que as receitas devem ser legíveis. Se você se sentir lesado, denuncie ao Conselho Regional de Medicina.
CONSULTORIA José Fernando Vinagre, corregedor do Conselho Federal de Medicina, e Liane Pereira, grafóloga e perita grafotécnica pelo Conselho Nacional de Peritos Judiciais do Brasil FONTES Código de Ética Médica, Lei 5.991/73 e Portaria 344/98 da AnvisaIMAGEM Dr. Rogério Darwich

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br

Conheça o médico que doou sangue para salvar a vida do inimigo durante a Guerra das Malvinas

Era 1982 e o barco hospital argentino Almirante Irizar estava atracado próximo às Ilhas Malvinas. Transcorria a Guerra das Malvinas, na qual Argentina e Grã-Bretanha disputavam o domínio das ilhas Malvinas/Falklands. Dois soldados caminhavam – um apoiado no outro – em direção ao barco hospital. A proximidade revelava dois homens jovens e cansados. Um médico argentino se adiantou:
- O que vocês têm?
- Cure meu companheiro – respondeu um dos soldados, indicando o combatente com uma ferida.
- Mas e você, o que tem?
- Não tenho nada. Veja meu companheiro como está.
- Tire a roupa.
O soldado que levara seu amigo ao barco hospital tirou a camisa, deixando as costas nuas. Uma ferida com pus se desenhou nas costas do soldado. Ele havia sido atingido. O médico argentino apalpou as costas e sentiu o esquile de uma granada. Quando uma granada explode, lança uma série de esquiles, pedaços de ferro que rasgam a pele. Um desses esquiles rompera a região próxima à coluna vertebral do soldado e a acompanhara, sem atingi-la ou a lesioná-la. O médico fez um corte, tirou o pedaço de ferro e desinfectou a região. O soldado não se queixava de nada, não reclamava de dor, permanecia silencioso. Enquanto seu amigo estava com uma ferida de tratamento simples, ele poderia ter morrido ou ficado paraplégico caso o esquile tivesse rompido suas costas a 1cm mais próximo da coluna vertebral.
Quase 30 anos depois, o médico argentino Sosa Amaya se referiria a esse fato como um momento em que Deus esteve presente na guerra. Das faces dos soldados ele já teria se esquecido, mas ainda se lembrava de suas histórias. Principalmente de uma em que ele foi um dos protagonistas.

Tratamento igualitário
Segundo Sosa Amaya, no barco Almirante Iriza não estiveram presentes feridos britânicos. Em relação aos médicos da nação inimiga, ele reconhece que os profissionais respeitaram os tratados internacionais e prestaram a assistência adequada aos feridos argentinos capturados.
Um dia, um médico britânico enviou uma mensagem ao barco argentino informando que carecia de um tipo sanguíneo e de um medicamento anti-hemorrágico. Em pouco tempo, um helicóptero britânico, identificado com o símbolo da cruz vermelha, pousou no navio. Sosa foi ao estoque do barco, separou o sangue e o medicamento solicitados e os entregou ao piloto britânico. Um argentino o questionou:
- Por que o senhor doou sangue ao inimigo?
- Porque nós estamos aqui para salvar vidas e não para destruí-las.

Medicina em tempos de Guerra
Antes de ir à Guerra das Malvinas, Sosa era médico da Armada da Argentina. Na carreira médica, sua especialidade era infectologia; na vida militar, submarino. No início de 1982, trabalhava no Hospital Naval de Buenos Aires quando foi chamado por um inspetor. “O senhor foi selecionado para ser o chefe de sanidade do Barco Hospital ARA Almirante Irizar”, lhe disseram. Duas semanas após o início da Guerra, o médico desembarcou nas ilhas Malvinas no barco hospital sob sua responsabilidade. No veículo, iam traumatologistas, cirurgiões, radiologistas, laboratoristas, farmacêuticos, médicos de diferentes especialidades. Segundo Sosa, só não havia obstetras e pediatras.
Para que os barcos hospitais não fossem confundidos com embarcações inimigas, eles eram pintados de branco com grandes cruzes vermelhas. Durante a noite, permaneciam iluminados. Os barcos se subetiam à constante inspeção da Cruz Vermelha Internacional para a avaliação a respeito do cuidado dispensado aos feridos adversários capturados.
Durante conflitos armados, o exercício da medicina deve respeitar as Leis de Genebra, tradados internacionais que contêm normas para que seja evitada a barbárie e sejam protegidas as pessoas que não participam das hostilidades (civis, médicos e membros de organizações humanitárias, por exemplo) ou que já não combatem (feridos, enfermos ou prisioneiros de guerra). Os tratados foram criados em 1864 pela Cruz Vermelha e, antes da Guerra das Malvinas, sua última versão fora estabelecida em 1949.
Em relação aos profissionais da área de saúde, o documento estabelece que soldados que estejam sob poder dos adversários devem ser tratados com humanidade e sem distinção. Não deve haver diferença entre um combatente aliado e um inimigo. Atentados contra a vida, mutilações, tortura, humilhações e situações que coloquem em xeque a dignidade da pessoa devem ser combatidas.
* Reportagem escrita a partir de uma entrevista que realizei em 2010 com o médico Sosa Amaya na cidade argentina de Córdoba.
Fonte: http://super.abril.com.br

Cientistas desvendam maldição da “Bíblia do Diabo”

Objeto de desejo de líderes religiosos e imperadores, por onde passou, o livro foi acusado de causar destruição, guerras e epidemias.

Uma maldição, durante 800 anos, cercou um dos livros mais famosos da Idade Média. Objeto de desejo de líderes religiosos e imperadores, por onde passou, o livro foi acusado de causar destruição, guerras e epidemias.
Mas agora a ciência decidiu por fim ao mistério e investigar a obra que ficou conhecida como a “Bíblia do Diabo”.

Nunca uma ilustração havia despertado tanto fascínio e terror. O diabo estampado numa pagina inteira do livro que bota, lado a lado, a Bíblia, rituais satânicos e um manual de exorcismo.
Quase um metro de comprimento e 80 quilos. "Codex Gigas" em latim quer dizer o "Grande livro", mas a obra entrou pra história como a "Bíblia do Diabo". Quem escreveu este livro? E por quê?
A lenda começa no século XIII, na Boêmia, onde hoje é a República Tcheca. Em um mosteiro beneditino, um monge comete um pecado tão grande que é condenado a uma morte cruel: tijolo por tijolo, será emparedado vivo. Desesperado, ele implora por perdão e promete: em apenas uma noite, vai escrever um livro com todo o conhecimento humano.
Mas, à meia-noite ele percebe que não vai conseguir e então invoca o diabo e entrega sua alma. Em troca, o próprio satanás escreve a obra.

Na Idade Média, o temor ao diabo era tão forte quanto a adoração a Deus e lendas macabras como essa se espalhavam facilmente. Depois de 800 anos, um time de cientistas decide desvendar os mistérios por trás do Codex Gigas: será que o livro foi mesmo escrito por apenas uma pessoa? Em quanto tempo? Que sombras estranhas são essas que só aparecem nas páginas próximas à ilustração do diabo?
Estão nessa missão um especialista em bíblia, um estudioso de escritas medievais e um expert em lendas do diabo, além da responsável pela biblioteca nacional da Suécia, onde o livro está guardado há quatro séculos.
Usando técnicas de perícias policiais, eles querem descobrir a verdade por trás de tudo o que ao longo dos séculos foi considerado coisa do diabo.
No Século XIV, o monastério, onde a “Bíblia do Diabo” foi escrita vendeu a obra para escapar da falência. Ela foi parar na cidade de Sedlec, perto de Praga, a capital tcheca.
Na Idade Média, esse tipo de objeto era muito disputado pelas ordens religiosas. Elas buscavam prestigio e fama e, junto, as doações em dinheiro. Não que o monastério precisasse, ele já faturava muito vendendo uma passagem mais rápida para o céu para quem fosse enterrado no cemitério da ordem.
O cemitério teria terra do monte Gólgota, em Jerusalém - onde Jesus foi crucificado - e de tempos em tempos, os ossos eram recolhidos para abrir espaço e viravam decoração na capela. O candelabro, o altar, o ofertório: tudo feito com esqueletos humanos.
A relação com o lugar só fez aumentar a reputação da “Bíblia do Diabo”. Principalmente, depois que ela foi levada embora. Uma epidemia de peste bubônica dizimou todos os monges do monastério.
Logo depois, a “Bíblia do Diabo” chega às mãos de Rodolfo II, um dos imperadores mais poderosos da Europa. Em poucos anos, ele acaba completamente louco e é destituído do trono.
O exército sueco invade a região e a obra vai parar em Estocolmo. É lá que os especialistas agora analisam o primeiro mistério. As sombras que só aparecem nas páginas próximas à figura do diabo, durante séculos, serviram como prova do fogo de Satanás nas escrituras.
Mas, a ciência encontrou outra explicação para o fenômeno: o "Codex Gigas" foi escrito em pele de jumento, e a pele escurece em contato com a luz. Como essas são as páginas mais vistas do livro, justamente por causa da ilustração do diabo, tiveram mais contato com a luz e, por isso, escureceram.

Em seguida, os especialistas analisam a tinta, comparam as letras e o padrão de escrita e concluem: uma só pessoa escreveu todo o livro. Mas, em quanto tempo? Para reproduzir uma linha, o especialista leva 20 segundos, uma hora por pagina. Trabalhando sem parar, seriam necessários cinco anos para escrever o livro.
Conhecedor da rotina intensa dos monges, ele conclui: do primeiro traço até o último, seriam necessários pelo menos 20 anos. A vida nos monastérios era muito ocupada, várias missas por dia, muitas tarefas. Além disso, esse monge não estava para ser executado, emparedado vivo?
Pois a solução pra este mistério estava num erro de tradução. A palavra latina que foi traduzida como emparedado, na verdade significava entre paredes, na clausura. O que para um monge significa ficar isolado do resto do mundo e se dedicando exclusivamente a escrever a sua obra.
Superstição, crenças e medo levaram a suspeitar que era obra do diabo, o que na verdade foi fruto de décadas de trabalho de um monge anônimo, dedicado a Deus.
Fonte: http://fantastico.globo.com

Neste Dia do Amigo, veja belas histórias de amizade entre bichos bem diferentes

 
O Dia do Amigo é celebrado em boa parte no mundo nesta sexta-feira (20). Inspirados na data, nós resolvemos mostrar que, no reino animal, não há preconceito entre espécies, raças nem qualquer detalhe do tipo. Prova disso é a bela foto acima, em que o gato Kuzya e o cachorro Sam dividem uma tigela de comida em total harmonia. A dupla vive no distante Azerbaijão e é uma lição contra qualquer tipo de preconceito e inimizade!  
Ilya Naymushin/ReutersFoto 3 de 10Esta cadela, por exemplo, provou que não se deve ter preconceito quando se envolvem amizades - ou até mais que isso. O filhote de leão perdeu três irmãos e os pais, mas encontrou mais do que uma amiga na pet.
Nem mesmo o fato de um viver dentro d'água e o outro, em terra firme foi suficiente para impedir a empatia mútua e instantânea entre um golfinho e um filhote de tigre. O encontro aconteceu em um parque dos Estados Unidos, e a sintonia entre a dupla foi imediata.
Já no zoológico de Marlow, na Alemanha, um bebê canguru fêmea, chamado Anabelle, e um bebê kea, pássaro mais conhecido como papagaio da Nova Zelândia, provaram que a amizade está acima de qualquer diferença. Os dois convivem como irmãos. Eles não são uma fofura?

 
Casos de amizades improváveis no mundo animal são tantos e tão variados que a escritora Jennifer S. Holland resoveu lançar um livro reunindo belas fotos e histórias de parcerias inusitadas. É o caso dessa dupla adorável, formada por uma pomba e um macaquinho.
Os dois filhotes de panda-vermelho, da foto acima, viviam momentos difíceis quando conheceram essa cadelinha. Os mamíferos foram abandonados pela mãe, mas, por sorte, encontraram uma mãe postiça à altura. Isso que é amor!

Nos desenhos animados, esse caso seria muito improvável. Mas a realidade se mostrou bem diferente do que a arte e emocionou os moradores de Santa Bárbara, na Califórnia (EUA). Um cachorro, um gato e um rato são melhores amigos e caminham na rua com seu dono diariamente.
Fonte:
http://entretenimento.r7.com

Novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 começam a circular na segunda-feira

Tamanho do lote só será conhecido na cerimônia de lançamento, dia 23.
Previsão inicial era que notas entrassem em circulação em 2011.

 

Nova nota de R$ 10 (Foto: Divulgação)
Na segunda-feira (23) o Banco Central faz o lançamento das novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real. As notas entram em circulação no mesmo dia, mas ainda não há informações sobre o tamanho do primeiro lote.
O lançamento dos novos modelos foi feito em 2010 e, naquela ocasião, a meta do governo era iniciar a substituição dos atuais modelos de R$ 10 e R$ 20 em 2011. Mas, segundo o BC, houve a necessidade de fazer ajustes técnicos para a fabricação, o que atrasou o início da circulação.
Com isso, também foi postergado o início da circulação das novas notas de R$ 2 e R$ 5 – que passou de 2012 para 2013.
Na cerimônia de lançamento de 2010, o BC informou que a nova família das cédulas vem sendo desenvolvido desde 2003, em conjunto com a Casa da Moeda.
De acordo com a instituição, a nova família vai manter a diferenciação por cores predominantes, de modo a facilitar a "rápida identificação dos valores" por parte da população.
A autoridade monetária informou ainda que, para produzir as novas cédulas com recursos gráficos e novos elementos de segurança, a Casa da Moeda modernizou seu parque fabril. "Com as aquisições, [a Casa da Moeda] se equipara às empresas mais modernas do mundo no ramo da impressão de segurança", disse o BC.
Fonte: http://g1.globo.com

"Pirata" rouba a cena e aproveita para faturar


Neste inverno, que tem registrado recordes de temperaturas baixas, um personagem hollywoodiano faz sucesso na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Trata-se do pirata Jack Sparrow, protagonista da franquia “Piratas do Caribe”. E o responsável por isso é o guia turístico Warlei Costa, de 34 anos. Ele é morador de Paraty, região sul do Estado, e neste ano resolveu atuar também na capital fluminense.

Warlei contou que se veste de pirata desde 2007 e que a ideia surgiu como forma de ensinar e conscientizar os moradores de Paraty sobre a importância do caminho do ouro no Brasil. O guia turístico afirma que aproveita a fama também para divulgar a história dos piratas no País. Segundo Warlei, um dos seus objetivos no Rio de Janeiro é estudar mais sobre a história dos piratas.

O "pirata" também aproveita o sucesso nas areias de Copacabana para ganhar dinheiro. Antes de cada foto é pedido uma “oferta de colaboração”. Warlei conta que já ganhou de R$ 1 a R$ 200 por foto.


De acordo com Warlei, a melhor parte de se vestir de Jack Sparrow são as reações das crianças. Ele afirma que passa a fazer parte da vida das pessoas. No entanto, o show tem data para acabar. No dia 28 de julho Warlei voltará para Paraty. Mas ele pretende pedir que a prefeitura da cidade do sul fluminense custeie sua volta e estadia no Rio, com o objetivo de divulgar ainda mais Paraty e os piratas. Tanto os fictícios como os reais.
Fonte: http://noticias.r7.com





Apartamento de atirador de 'Batman' é armadilha de explosivos, diz polícia

Desarmar material explosivo pode levar horas, diz polícia de Aurora.
Atirador matou 12 e feriu 40 em sala de cinema no Colorado nesta sexta.

 
Foto de James Holmes, suspeito do tiroteio desta sexta-feira (20) no Colorado, divulgada pela Universidade do Colorado (Foto: Reuters)
O apartamento do homem suspeito de atirar contra a plateia na estreia do novo filme "Batman" em um cinema lotado no estado americano do Colorado é uma "armadilha" de explosivos, que podem ser detonados se alguém entrar, disse a polícia local nesta sexta-feira (20).
Daniel Oates, chefe de polícia de Aurora, subúrbio de Denver onde ocorreu o crime, disse que os policiais estão tentando descobrir um meio de "desarmar" o material inflamável e explosivo dentro da casa, que fica em um alojamento para professores, alunos e funcionários da Universidade do Colorado, onde o suspeito estudava medicina.
"Isso pode durar horas ou dias", disse o policial.
"A cena é bem desagradável. Parece muito sofisticado, como ele armou. Pode ser uma longa espera", disse.
Imagens da TV local mostraram agentes da polícia em um guindaste tentando entrar por uma janela do apartamento do suspeito, em um terceiro andar.
12 mortos e 40 feridos
O ataque, ocorrido durante a madrugada em uma sala lotada de cinema de shopping, deixou 12 mortos e 40 feridos, segundo a polícia.
O atirador seria James Holmes, de 24 anos, segundo a TV americana, que cita fontes do FBI (polícia federal dos EUA).
Mas ainda não havia confirmação oficial de sua identidade.
Ele foi preso logo após o ataque, em um estacionamento atrás do cinema, e não reagiu aos policiais, segundo as autoridades.
Questionado, ele afirmou que tinha explosivos em casa.
Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o tiroteio foi uma violência "sem sentido".
Obama adiou compromissos de campanha eleitoral por conta do incidente.
A Casa Branca afirmou que, até agora, não parece que o ataque tenha elo com o
terrorismo.
 
Policiais vasculham o apartamento do suspeito nesta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AFP)

Mais velho orangotango em cativeiro completa 50 anos com festa


Major, este simpático orangotango, completou 50 anos neste terça-feira (17). Ele é o mais velho animal desta espécie em cativeiro
Fonte: http://entretenimento.r7.com

Reunião com a TIM foi 'tensa', avalia Anatel

Operadora terá suspensão na venda de chips em 18 estados e DF.
Encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), lembra Anatel.


O superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, informou nesta sexta-feira (20) que a reunião com a TIM,
que será impedida de vender chips de celular e banda larga a partir da próxima segunda-feira (23) em 18 estados e no Distrito Federal, foi "tensa". "Eles discordaram da punição", declarou.
O encontro com a TIM aconteceu na tarde de ontem na sede da Anatel, em Brasília. Antes disso, Ramos já havia se reunido com representantes da Claro e, na manhã de hoje, participa de encontro com a Oi - empresas que também foram punidas com a suspensão na venda de chips a partir de segunda-feira.
Questionado sobre a decisão da TIM de ingressar com um mandado de segurança na Justiça para não ser forçada a interromper as vendas e ativações de novos chips, o superintendente da Anatel informou que a empresa tem direito de assim proceder. "Eles têm direito de recorrer", afirmou Ramos a jornalistas.
Ele disse ainda que a TIM e a Claro devem apresentar, na próxima segunda-feira, a "primeira versão" do plano de investimentos exigido pela Anatel. O documento é necessário para que as empresas sejam liberadas para vender chips novamente. Para que isso ocorra, entretanto, o plano de investimentos tem de ser aprovado pela Anatel.
Decisão da Anatel
A suspensão na venda de chips, no que se refere à Claro, engloba os estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Sobre a Oi, a decisão da Anatel abrange os estados de Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul. No caso da TIM, a suspensão da venda de chips engloba os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins.
A decisão, que engloba os serviços de voz e dados, foi motivada por problemas na qualidade dos serviços prestados, informou a Anatel. As avaliações são relativas à interrupção das chamadas, qualidade de rede e atendimento ao cliente.
A Anatel também informou que, embora não tenham de suspender a venda de chips, as operadoras Vivo, CTBC e Sercomtel também deverão apresentar um plano de melhoria dos serviços em suas áreas de atuação. Segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, essas operadoras também podem vir a ter a venda de chips suspensa caso não apresentem este plano.
Avaliação do governo
Na avaliação do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, as empresas de telefonia celular "falharam" ao calcular a demanda por seus produtos. "É fruto de um erro de cálculo. Descasaram o arrojo dos planos com a infraestrutura. Houve uma falha das empresas. Se alguém vai tipificar essa falha, fazer juízo de mérito, ou adjetivar boa fé, ou má fé, não é responsabilidade nossa. A empresa é punida pelo próprio mercado. Pela capacidade do cidadão reclamar e consumir (...) Invista, ou não venda", declarou Alvarez nesta quinta-feira (19) a jornalistas.
Fonte: http://g1.globo.com

Polícia encontra 3 crianças com fome em casa cheia de insetos; mãe é suspeita de abandono

Vizinhos de família em Jacarepaguá chamaram a polícia após três dias

Uma vizinha relatou que é a segunda vez que a mãe faz isso com as crianças
Uma mulher é suspeita de abandonar as três filhas menores de idade na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo vizinhos, que chamaram a polícia, ela deixou meninas de dois, 11 e 13 anos sozinhas em casa por três dias. Ocaso aconteceu no bairro de Gardênia Azul, em Jacarepaguá.
Segundo a polícia, a mãe teria saído de casa dizendo que iria trabalhar e não voltou mais. As crianças foram encontradas com fome. Ainda de acordo com agentes, a casa estava suja e cheia de insetos.
Uma vizinha, que não quis se identificar, relatou que é a segunda vez que a mãe faz isso com as crianças.

As menores foram levadas para o Conselho Tutelar. A mãe responderá por abandono de incapaz.

Fonte: http://noticias.r7.com

Santos Dumont é homenageado pelo Google em logotipo


Google homenageia o 139º aniversário do inventor brasileiro / Foto: Reprodução
O Google mudou seu logotipo para homenagear o inventor brasileiro Santos Dumont, que nesta sexta-feira completaria 139 anos. O doodle mostra um desenho do mineiro ao lado de sua mais importante invenção: o 14-Bis, avião híbrido testado na França em 1906.
O mineiro é responsável por projetar, construir e pilotar o primeiro balão dirígivel com motor a gasolina. Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo em um avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção é dado aos irmãos Wright.
Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.
O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Novo ataque de "cães selvagens" é registrado na Austrália


Típicos da Austrália, os dingos, animais da mesma família dos lobos (conhecidos no país como "cães selvagens"), cada vez mais causam preocupação em acampamentos na região. No último final de semana, uma menina de 13 anos foi atacada por um deles, no Parque Aurora Kakadu, próximo da cidade de Darwin, mas conseguiu espantar o animal. As informações são do Jornal Northern Territory News.
Rebcca Robinson conta que estava em um saco de dormir ao ar livre quando percebeu que estava sendo arrastada. Quando se deu conta, um dingo estava mastigando o pano. A garota então gritou, o que assustou o animal, que fugiu.
Ao menos outros quatro ataques semelhantes, sem vítimas fatais, foram relatados no mesmo lugar apenas neste ano. Placas alertam visitantes sobre o perigo, mas não foram tomadas outras medidas de segurança. Três mortes já foram registradas oficialmente em todo o país recentemente.
No último mês, Lindy Chamberlain foi absolvida na sentença final do caso mais famoso envolvendo ataques de dingos. Em agosto de 1980, ela perdeu a filha Azaria, durante um acampamento na região do Uluru, no deserto australiano.
Mesmo afirmando que o bebê, de nove meses de vida, fora levado e morto por um dingo, Chamberlain foi presa e considerada culpada pelo desaparecimento da criança. Na época, os animais não eram considerados perigosos. O caso inspirou o filme "Um Grito no Escuro", de 1988, com Meryl Streep e Sam Neill. 
Fonte: http://noticias.terra.com.br

Astrônomos fazem observação espacial mais precisa da história


Reprodução artística do quasar 3C 279 / Foto: ESO/ Divulgação
Uma equipe internacional de astrônomos observou o coração de um quasar distante com uma precisão sem precedentes, dois milhões de vezes melhor que a da visão humana. De acordo com o Observatório Europeu do Sul (ESO), as observações, obtidas ao se ligar pela primeira vez o telescópio Atacama Pathfinder Experiment (Apex) com dois outros situados em continentes diferentes, são "um passo crucial em direção ao objetivo científico do projeto Telescópio de Horizonte de Eventos", que é obter imagens de buracos negros de grande massa situados no centro das galáxias.
Os astrônomos ligaram o Apex, no Chile, com os americanos Submillimeter Array (SMA), no Hawaii, e o Submillimeter Telescope (SMT), no Arizona. Deste modo, conseguiram fazer a observação direta mais precisa até hoje do centro de uma galáxia distante, o quasar brilhante 3C 279, que contém um buraco negro de elevada massa - cerca de um bilhão de vezes a do Sol - e encontra-se tão distante da Terra que a sua radiação demorou mais de 5 bilhões de anos para chegar até nós.
Os telescópios foram ligados usando a técnica conhecida como Interferometria de Linha de Base Muito Longa (VLBI, sigla do inglês Very Long Baseline Interferometry). Telescópios maiores obtêm observações mais precisas e a interferometria permite que vários telescópios trabalhem como um só, tão grande quanto à distância entre eles. Para as observações do quasar, os três telescópios criaram um interferômetro com as distâncias intercontinentais de 9.447 km do Chile ao Hawaii, 7.174 km do Chile ao Arizona e 4.627 km do Arizona ao Hawaii.
As observações foram feitas em ondas de rádio, em um comprimento de onda de 1,3 milímetros. Esta é a primeira vez que observações em um comprimento de onda tão curto foram feitas utilizando distâncias tão grandes. As observações atingiram uma precisão, ou resolução angular, de 28 microssegundos de arco - valor 8 bilhões de vezes menor que um grau angular. Com este valor é possível distinguir detalhes dois milhões de vezes mais precisos do que o conseguido pelo olho humano. As observações foram tão precisas que se observaram escalas menores que um ano-luz ao longo do quasar - o que é um feito extraordinário tendo em conta um objeto que se encontra a vários bilhões de anos-luz de distância.
Estas observações representam um passo importante no sentido de obter imagens de buracos negros de elevada massa e das regiões que os rodeiam. No futuro, pensa-se ligar entre si ainda mais telescópios, de modo a criar o chamado Telescópio de Horizonte de Eventos, capaz de obter imagens da sombra do buraco negro de elevada massa que se situa no centro da nossa Via Láctea, assim como de outros situados em galáxias próximas. A sombra - uma região escura vista em contraste com um fundo mais brilhante - é causada pela curvatura da luz devido ao buraco negro e seria a primeira evidência observacional direta da existência do horizonte de eventos de um buraco negro, a fronteira a partir da qual nem mesmo a luz consegue escapar.
Fonte: http://noticias.terra.com.br

Funcionária 51 do Facebook revela em livro bastidores da rede


Ghost writer, Katherine escrevia e-mails e os posts de Zuckerberg, e deixou a companhia em 2010 / Foto:

Uma das primeiras funcionárias do Facebook - mais especificamente a 51ª - resolveu tornar pública sua experiência nos primeiros anos na rede social. Muito antes do Facebook negociar ações na bolsa e valer US$ 20 bilhões, a americana Katherine Losse trabalhou no suporte ao cliente, passou a ser ghost writer de Mark Zuckerberg e comandou a internacionalização da rede, experiências que conta no recém-lançado The Boy Kings: a journey into the heart of the social network, ainda sem tradução para o português e sem previsão de lançamento no Brasil.

Katherine entrou em 2005 na rede social, onde trabalhou até 2010. De representante do suporte ao cliente, ela passou a gerente de produto para internacionalização do Facebook, cargo que ocupou durante um ano até se tornar ghost writer pessoal de Zuckerberg - tarefa em que escrevia e-maisl e postagens em blogs como se fosse o CEO da companhia. "Foi divertido, um bom desafio. Mark era relativamente desencanado como chefe e me deixava fazer a maioria das coisas eu queria", disse em entrevista por e-mail ao Terra.
A americana teve que enfrentar um ambiente bastante masculino naqueles primeiros anos de rede social - e muitas vezes até mesmo machista. "Era definitivamente um ambiente muito masculino, particularmente na área de engenharia. Eu me diverti, mas houve momentos em que a predominância de homens era perceptível. Um dia exigiram que as mulheres vestissem camisetas com uma foto de Mark estampada, mas eu me neguei", contou.
Viagem ao Brasil
Como gerente para a internacionalização do Facebook, Katherine acompanhou Zuckerberg em uma viagem ao Brasil em 2009. Entre reuniões e entrevistas, ela conta que Mark provou desde churrasco a caipirinha de frutas vermelhas, coisas que nunca havia experimentado antes. "Ele nunca havia estado no Brasil antes, mas eu tinha estado lá três vezes, então eu disse a ele o que eu sabia sobre o Brasil e o quanto era importante ser bem sucedido no Brasil".
A viagem durou cinco dias por São Paulo, e havia o desejo de que fosse estendida para o Rio de Janeiro, mas uma reunião de última hora não permitiu. "Eu lhe disse que precisava ir ao Rio porque o Rio é uma cidade muito importante culturalmente no Brasil", afirmou.
A autora diz que o objetivo do livro é ajudar a compreender a era digital em que vivemos. "O livro fornece um retrato de como era trabalhar no Facebook em seus primeiros dias, de como era divertido, mas também como foi uma grande tarefa, e quanto a gente tinha que trabalhar. Ele também mostra como essa tecnologia que agora parece onipresente - Facebook - foi desenvolvida, e como eram algumas das personalidades por trás dela", afirma.
Katherine diz que saiu do Facebook em 2010 pois já "tinha contribuído tanto quanto podia para a empresa". Segundo ela, nos primeiros dias da rede social predominava um sentimento de fraternidade na companhia, que foi desaparecendo na medida em que o Facebook foi crescendo. "O sentimento ainda existe em pequenas equipes na empresa, mas uma vez que a empresa tem crescido para milhares de funcionários, é mais difícil para todo mundo ser amigo de todo mundo", disse.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

África do Sul comemora 94º aniversário de Nelson Mandela

Ex-líder político foi presidente do país entre 1994 e 1999, depois de ter passado 27 anos ns celas do apartheid
Imagem fornecida pela Fundação Nelson Mandela mostra o ex-presidente em foto de agosto de 2010 (
MANDELA FOUNDATION/Arquivo / Debbie Yazbek/AFP)
Johannesburgo - A África do Sul festeja nesta quarta-feira o 94º aniversário de Nelson Mandela, um dia que começou com um "parabéns para você" cantado pelos estudantes e durante o qual os moradores são incitados a realizar boas ações em homenagem ao compromisso político do ex-líder.Em todas as escolas da África do Sul, mais de 12 milhões de crianças cantaram às 08h00 locais (03h00 de Brasília) um "parabéns para você" especial, seguido por "we love you, tata" (te amamos, pai).
Graças à iniciativa de sua fundação, o dia 18 de julho se converteu no "Mandela Day" (o Dia de Mandela), uma data reconhecida pela ONU como um chamado mundial a destinar 67 minutos de seu tempo a ajudar seus semelhantes, de acordo com os valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul.
Muitas mensagens de parabéns chegaram da África do Sul e do exterior. O presidente americano, Barack Obama, e sua esposa Michelle homenagearam a sua "vontade inabalável", a sua "integridade" e "humildade".
Nelson Mandela comemorará seu aniversário em família em sua residência de Qunu (sudeste), a aldeia de sua infância onde passa a maior parte do tempo.
Sua foto estava na capa de todos os jornais sul-africanos nesta quarta-feira, por ocasião da visita, na véspera, do ex-presidente americano Bill Clinton. O líder da luta contra o regime racista do apartheid parecia estar bem de saúde.
Nelson Mandela, presidente de 1994 a 1999, depois de ter passado 27 anos ns celas do apartheid, se retirou da vida política em 2004. Agora aparece em público em raras oportunidades devido a problemas de saúde.
Fonte: http://exame.abril.com.br

Arqueólogos acreditam ter achado esqueleto da 'Mona Lisa'


Arqueólogos encontram ossada no convento de Santa Úrsula, em Florença, na Itália (Foto: AFP)
Arqueólogos encontraram um esqueleto em um convento em Florença, na Itália, que acreditam que possa ser de Lisa Gherardini, a modelo que Leonardo da Vinci teria usado para pintar a Mona Lisa. A italiana era mulher de um rico comerciante de seda chamado de Francesco del Giocondo e teria sido enterrada no convento de Santa Úrsula (Sant'Orsola). As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Segundo a reportagem, boa parte dos historiadores acredita que Lisa foi a modelo para a Mona Lisa. Após o falecimento do marido, ela viveu como freira no convento até sua morte, em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
Ano passado, um time de arqueólogos começou a cavar no prédio abandonado e achou uma cripta que acreditam ser de Lisa e, em seguida, acharam um crânio que era de uma mulher. Por falta de fundos, o grupo teve que interromper o trabalho, mas conseguiu dinheiro e voltou à escavação no mês passado. Nesta semana, eles acharam um esqueleto que passará por testes para saber se esses ossos combinam com o crânio.
Se os resultados baterem, os cientistas vão comparar o DNA da ossada com os restos mortais de dois filhos de Lisa. Após esses estudos, eles pretendem refazer o rosto original da italiana e compará-lo com a Gioconda de Da Vinci - e talvez resolver o enigmático sorriso da pintura de 500 anos.
"Não sabemos ainda se os ossos pertencem a apenas um esqueleto ou mais. Mas isso confirma nossa hipótese de que o convento de Santa Úrsula ainda tem ossos humanos e não podemos excluir que entre eles estejam os de Lisa Gherardini", diz o arqueólogo Silvano Vinceti, chefe da escavação.
Fonte: http://noticias.terra.com.br