quarta-feira, 18 de julho de 2012

África do Sul comemora 94º aniversário de Nelson Mandela

Ex-líder político foi presidente do país entre 1994 e 1999, depois de ter passado 27 anos ns celas do apartheid
Imagem fornecida pela Fundação Nelson Mandela mostra o ex-presidente em foto de agosto de 2010 (
MANDELA FOUNDATION/Arquivo / Debbie Yazbek/AFP)
Johannesburgo - A África do Sul festeja nesta quarta-feira o 94º aniversário de Nelson Mandela, um dia que começou com um "parabéns para você" cantado pelos estudantes e durante o qual os moradores são incitados a realizar boas ações em homenagem ao compromisso político do ex-líder.Em todas as escolas da África do Sul, mais de 12 milhões de crianças cantaram às 08h00 locais (03h00 de Brasília) um "parabéns para você" especial, seguido por "we love you, tata" (te amamos, pai).
Graças à iniciativa de sua fundação, o dia 18 de julho se converteu no "Mandela Day" (o Dia de Mandela), uma data reconhecida pela ONU como um chamado mundial a destinar 67 minutos de seu tempo a ajudar seus semelhantes, de acordo com os valores defendidos pelo primeiro presidente negro da África do Sul.
Muitas mensagens de parabéns chegaram da África do Sul e do exterior. O presidente americano, Barack Obama, e sua esposa Michelle homenagearam a sua "vontade inabalável", a sua "integridade" e "humildade".
Nelson Mandela comemorará seu aniversário em família em sua residência de Qunu (sudeste), a aldeia de sua infância onde passa a maior parte do tempo.
Sua foto estava na capa de todos os jornais sul-africanos nesta quarta-feira, por ocasião da visita, na véspera, do ex-presidente americano Bill Clinton. O líder da luta contra o regime racista do apartheid parecia estar bem de saúde.
Nelson Mandela, presidente de 1994 a 1999, depois de ter passado 27 anos ns celas do apartheid, se retirou da vida política em 2004. Agora aparece em público em raras oportunidades devido a problemas de saúde.
Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário