Um mergulho na alma do homem nordestino habitante nas regiões mais remotas entre o Piauí e o Maranhão é a proposta do trabalho do fotógrafo paranaense radicado em Parnaíba, Alessandro Schwonka, numa mostra que vai até o dia 21 deste mês na Galeria Carlos Guido, do SESC Avenida. O evento, patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil, foi aberto no dia 07 com um coquetel para a imprensa e convidados.
Com o nome “Paisagem Humana: um registro do homem do Nordeste”, o trabalho de Swonka mostra em quarenta painéis os mais diferentes momentos da vida humana entre a região conhecida por Delta do Parnaíba entre o Piauí e o Maranhão. São homens e mulheres, pescadores, quitandeiros, lavadeiras, vendedores de frutas ou legumes, crianças montadas em animais, rios, igarapés e outros tantos motivos que fazem da mostra um passeio exclusivo e sem retoques.
Alessandro Swonka está radicado em Parnaíba há vários anos e divide sua atividade como dono de uma agência de turismo e a fotografia, inclusive promovendo cursos rápidos nesta arte. São fotografias que valorizam figuras simples e encantadoras, reveladoras de uma vida entre o rio e o mar. Esta mostra de Swonka, depois de fazer uma excursão por algumas escolas e depois seguir para a capital Teresina, deve encerrar em Fortaleza no final de abril.
Por Pádua Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário