quarta-feira, 21 de março de 2012

Governo trabalha operação de crédito para enfretamento da pobreza


A reunião definiu ajustes e tratou sobre o andamento do processo da operação de crédito de cerca de US$ 20 milhões.
Audiência com a Diretora da Divisão de América Latina
e Caribe do FIDA (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
O governador Wilson Martins, acompanhado do secretário do Planejamento, Sérgio Miranda,  recebeu nesta quarta-feira (21), a diretora da Divisão para América Latina e Caribe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Josefina Stubbs. A reunião definiu ajustes e tratou sobre o andamento do processo da operação de crédito de cerca de US$ 20 milhões entre o Fida e o Governo do Piauí.  Participaram do encontro o diretor geral do Emater, Romualdo Militão e a diretora de Convivência com o Semi-árido do Emater, Lúcia Araújo, além do gerente de Programas do Fida, Ivan Cossio.
O Fida é uma agência das Nações Unidas que tem como principal objetivo fornecer financiamento direto e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço econômico dos pobres rurais, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola.
O governador Wilson Martins falou da importância dessa operação de crédito voltada especificamente para o semi-árido que, segundo ele, virá para suprir várias carências da região. “O semi-árido precisa de investimentos que possam melhorar a qualidade de vida da população, promovendo o incentivo da agricultura familiar e a geração de emprego e renda, por conta disso existe o interesse absoluto do governo do Estado na viabilização dessa operação”, disse o governador.
Josefina Stubbs destacou o interesse do Fida em firmar a operação com o Piauí. Ela afirmou que o principal objetivo do Fundo é proporcionar à população rural, comprovadamente em situação de pobreza, a oportunidade de melhorias a partir do desenvolvimento de projetos voltados para a produção e capacitação das comunidades, envolvendo especialmente as mulheres, jovens e afro-descendentes. “Através do nosso programa temos a oportunidade de ajudar a capacitar, desenvolver a produção e garantir o acesso ao mercado a essas populações que vivem  em extrema pobreza e que, a partir desse trabalho, terão a garantia de uma vida mais digna,” disse Josefina.
O secretário Sérgio Miranda destacou a importância de se trabalhar uma administração voltada para a busca de incentivos que possam melhorar a qualidade de vida no semi-árido piauiense. "Nosso objetivo é viabilizar a aprovação dessa operação de crédito que trará muitos ganhos para o Piauí”, disse o secretário. 
A diretora de Convivência com o Semi-árido, Lúcia Araújo, explicou que a proposta é que o projeto do Fida seja implementado em quatro Territórios do Desenvolvimento que são o Vale do Sambito, Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Serra da Capivara, envolvendo 32 municípios escolhidos a partir do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Entre estes municípios teremos quatro cidades-polo que são Valença, Picos, São Raimundo Nonato e Paulistana, ai inseridas por serem municípios articuladores das ações voltadas para o desenvolvimento desses territórios”, explicou e arrematou: “Trata-se de uma política de enfrentamento à pobreza que é muito bem-vinda ao Piauí”.
O gerente de Programas,  Ivan Cossio explicou que as capacitações realizadas são geridas pelos governos envolvidos no processo  e que compete ao Fida fazer o acompanhamento e monitoramento das ações, ajudando a implementar o trabalho. Esse acompanhamento é feito de forma sistemática com visitas de equipes do Fundo aos locais de execução dos projetos, oportunidade em que prestam a assessoria necessária para o desenvolvimento dos mesmos.

Por Ângela Ferry
Fonte: http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/2/id/3260

Nenhum comentário:

Postar um comentário