sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ciência Nasa encontra buracos negros escondidos no espaço

São Paulo - O Telescópio Wise, da Nasa, detectou milhões de buracos negros supermassivos e galáxias com temperaturas extremamente altas. Eles estavam escondidos atrás de uma nuvem de poeira interestelar.
Para conseguir enxergar e mapear esses objetos, o Telescópio Wise precisou capturar comprimentos de ondas ligados ao calor dos astros. Ele examinou o céu inteiro duas vezes com luz infravermelha. Com isso, conseguiu capturar milhões de imagens do céu.
O telescópio só conseguiu esse feito por causa de sua capacidade de detectar comprimentos de onda que ficam muito além do campo de visão dos telescópios atuais.
Quando o aparelho terminou sua busca, todos os dados da missão foram divulgados. Com isso, os pesquisadores ainda precisaram da ajuda do Telescópio NuSTAR para fazer a descoberta.
Porém, os astrônomos ainda desconhecem como astros e buracos negros evoluem juntos. Com essa nova descoberta, os cientistas esperam ajudar a entender como as galáxias e buracos negros se formam.
Até hoje, os astrônomos sabem apenas que a maioria das galáxias possui buracos negros em seu centro, alimentados com gases, poeira e estrelas. Às vezes, esses buracos negros soltam tanta energia que conseguem impedir até mesmo a formação de estrelas.
O resultado dessa pesquisa com os objetos mais brilhantes encontrados até agora foi publicado pela equipe de cientistas na revista especializada "Astrophysical Journal".
Fonte: http://info.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário