domingo, 10 de junho de 2012

Correios na caverna

Eslovênia tem a primeira agência do mundo a funcionar dentro de uma gruta. O escritório fica na cidade de Postojna e divide o espaço com uma sala de concertos
Divulgação
Divulgação
O simples ato de enviar uma carta vira um passeio turístico no município de Postojna, na Eslovênia. Isso porque quem quiser ir até os correios precisa entrar na imensa caverna da cidade, considerada uma das maiores atrações naturais do país. É lá que fica o primeiro posto dos correios subterrâneo do mundo, inaugurado em 1889. O espaço, que acaba de passar por uma reforma, também abriga a Sala de Concertos de Potojna, destino muito procurado por músicos e espectadores, por conta da acústica única da gruta.
Assinado pelos arquitetos do escritório local 
Studio Stratum, o projeto de renovação priorizou a sustentabilidade. Todo o processo foi feito sem prejudicar o ambiente natural. Por isso, na hora de selecionar os materiais usados na obra, os profissionais precisaram se ater apenas ao que poderia ser transportado pelo trem da caverna. Os equipamentos de aquecimento e ventilação também foram modernizados e ganharam um alto nível de eficiência energética. O sistema de saneamento foi refeito para evitar os vazamentos, que antes eram um problema frequente para o frágil ecossistema da gruta.
FACHADA TRANSPARENTE
A caverna de Postojna tem cerca de 20 mil quilômetros de galerias que podem ser exploradas pelos turistas. Ao chegar à frente da construção onde fica a sala de concerto, os visitantes já se deparam com uma fachada de vidro iluminada que, por si só, já vale o passeio. Com um posto de correios desse, dá até vontade de aposentar os e-mails e voltar ao tempo das correspondências convencionais, não é?

Divulgação
Nem parece que esta construção moderna e iluminada fica dentro de uma caverna de verdade
Divulgação
O projeto tornou a estrutura mais sustentável para proteger o ecossistema da gruta
Por Casa e Jardim Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário