quarta-feira, 23 de maio de 2012

Justiça suspende a eleição para reitor da UFPI

Edwar Castelo Branco, Arimatéia Lopes e Kilpatrick Müller

APÓS AÇÃO MOVIDA POR UM DOS CANDIDATOS: Comissão não foi notificada e mantém votação

 Após uma ação movida por um dos candidatos, a eleição que estava marcada para acontecer nesta quarta-feira, dia 23, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi suspensa. A comissão Eleitoral, no entanto, informa que não foi notificada e por isso mantém a realização do pleito, com todas as urnas já montadas para dar início à votação a partir das 8h.
Trata-se de uma ação movida pelo professor Kilpatrick Muller, da chapa 'UFPI CIdadã'. Na segunda-feira passada o Conselho Universitário havia decidido manter a consulta prévia, etapa que compõe o processo de escolha de Reitor e Vice-reitor da Instituição, para esta quarta, dia 23 de maio.
A decisão se deu em resposta ao Processo no. 23111.010896/12-08, que requereu a suspensão da realização da consulta universitária já marcada pela Resolução no. 14/2012 do Conselho Universitário, alegando a deflagração de greve. Isto é, mesmo com a paralisação geral dos professores da instituição, teria a eleição.
O professor Kilpatric recorreu na Justiça Federal e teve decisão favorável, segundo ele, já na noite desta terça-feira (22/05), na véspera do polêmico pleito na UFPI.  A ação pede para revogar a resolução de número 13 que regulamenta a consulta. Kilpatrick alega que houve uma ofensa aos princípios da eleição. Ele disse ter sido o último a ter acesso à resolução, além disso os outros dois candidatos tiveram acesso por serem membros da atual reitoria da instituição.
"Eles sempre ficaram transitando pela UFPI e tiveram acesso a todos os e-mails. São membros da reitoria", alegou. A decisão foi da  1ª vara federal, em documento assinado pelo juiz Rafael Leite. Para o presidente da comissão organizadora da eleição para escolha de reitor, Manoel Filho, a disputa está mantida pois não chegou nenhum comunicado oficial e nem qualquer notificação a respeito do assunto. "Segue o processo normal para a consulta. Distribuímos um total de 100 urnas, de Alegrete a Luzilândia, e estamos com tudo pronto para ter início às 8h desta quarta. Claro que decisão judicial se cumpre. Se chegar aqui, cumpriremos, mas até aqui, estamos preparados para realizar todo o processo para escolha do novo reitor.
Na disputa estão três chapas que homologaram as suas inscrições: Viver a UFPI (José de Arimatéia Dantas Lopes - Reitor / Nadir do Nascimento Nogueira - Vice-Reitor); UFPI Cidadã (Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Reitor / Paulo Marques da Silva Cavalcanti Vice-Reitor); e UFPI Livre (Edwar de Alencar Castelo Branco - Reitor / Luiz Ayrton Santos Júnior - Vice-Reitor). A primeira chapa citada é apoiada pela atual administração do reitor Luís Júnior e é uma das mais criticadas.

VEJA DECISÃO QUE SAIU NO FIM DA TARDE DESTA TERÇA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário